Conferências do Tejo

Junta-te à discussão sobre o futuro!

 

 

O evento Conferências do Tejo é um ciclo de conferências promovidas pela StartUp Barreiro e pelos Territórios Criativos, com início em outubro, que proporcionará conversas sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Diversas conferências com temáticas diferentes e especialistas das mais diversas áreas, com um propósito em comum: sensibilizar a audiência para as questões relacionadas com a Sustentabilidade, um dos valores da incubadora de negócios do município do Barreiro.

 

A participação nas Conferências é gratuita e as inscrições devem ser feitas via e-mail, para startup@cm-barreiro.pt, por ODS.

O ciclo de conferências ocorre mensalmente, focando os diferentes ODS da Organização das Nações Unidas (ONU).

Conferência do Tejo a anunciar em breve

 

 

 

“ODS 15. Proteger a Vida Terrestre”

 

Inscrição startup@cm-barreiro.pt | Gratuito

Auditorium da StartUp Barreiro

 

Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda de biodiversidade.
Prevenir ameaças à biodiversidade. Garantir a conservação, restauração e uso sustentável dos ecossistemas terrestres e de água doce, incluindo florestas, pântanos, montanhas e terras secas. Promover a implementação da gestão sustentável de todos os tipos de florestas. Deter o desmatamento. Combater a desertificação e restaurar terras e solos degradados.

 

A sua opinião é importante! Contamos consigo!

Oradores a anunciar em breve

Imagem decorativa

Conferências anteriores

“ODS 14.Proteger a Vida Marinha”

Proteger a Vida Marinha foi o grande tema em debate no dia 19 de junho, na Conferência do Tejo, que trouxe para a discussão este Objetivo de Desenvolvimento Sustentável.
O painel não poderia ter sido mais rico face à experiência de diferentes especialistas, mas com uma área em comum, a defesa do meio marinho. Numa terra fortemente fustigada durante décadas por um rio Tejo poluído, que caminha a passos largos para receber uma bandeira azul de praia fluvial, educar e consciencializar para a proteção dos oceanos por tudo o que neles existe, por tudo o que têm para nos oferecer e pelo muito que ainda desconhecemos é imperativo.

Conferencia do Tejo ODS 13

“ODS 13.Ação Climática”

 

13ª Conferência do Tejo, focada no ODS 13 – Ação Climática, na StartUp Barreiro, com um painel de especialistas absolutamente inspirador, (Charles Cabell IV, Clara Silva, Elsa Nunes, Vanessa Aires e o vereador Rui Pereira), que deixou mensagens poderosas que ressoaram em todos nós:

 

“Mudar o mundo todos os dias um bocadinho.”

 

“Mudem de dentro das organizações.”

 

“Em vez de tornar a empresa melhor do mundo, tornar a empresa melhor para o mundo.”

 

“União, encontro, diálogo e cocriação em rede.”

 

“Trata-se, acima de tudo, de mudar mentalidades. É por aí que devemos começar”.

Vamos juntos transformar o futuro!

Conferencias do Tejo ODS 13
Conferencia Tejo ODS 12

“ODS 12. Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis”

 

Assistimos a 17 de abril à Conferência do Tejo “ODS 12. Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis”
O nosso painel de oradores partilhou com o público os projetos que representam (Startup barreiro, Pegada Verde e Sociedade Ponto Verde ), e onde cada um deles trabalha diariamente para o alcance deste ODS
Entre as ideias debatidas destaque para:

  • A importância de combater o desperdício alimentar, que se assume hoje como o maior desperdício registado.
  • “A ideia do consumo sustentável não deve ser apenas aplicada no trabalho, ou ao nível da produção, mas em casa e na rotina diária de cada um de nós.”
  • “Importa repensar no que compramos e no que realmente usamos e precisamos. Se o consumo trás produção, somos nós que trabalhamos o mercado, pelo que quanto mais consumirmos, maior será a produção global.”
  • “Quando produzimos um resíduo temos de nos preocupar com o seu destino final, sendo que o mesmo deve ser olhado como matéria prima e oportunidade e/ou como uma oportunidade para desenvolver melhores embalagens, por exemplo.”

Conferencia ODS 12
Programa das Conferências do Tejo ODS 11. Cidades e Comunidades Sustentáveis de março de 2024

“ODS 11. Cidades e Comunidades Sustentáveis”

 

Auditório composto para assistir à Conferência do Tejo “ODS 11. Cidades e Comunidades Sustentáveis” no dia 13 de março.
O ilustre painel de oradores com experiência nas áreas do urbanismo, transportes públicos, saneamento de águas residuais e valorização e tratamento de resíduos sólidos, ajudaram neste debate onde se falou sobre o que está a ser a feito no dia a dia das suas empresas para ajudar a tonar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.
Em comum, a tecnologia, o conhecimento, a inovação e as fontes alternativas, que revelam ser grandes aliados nestes setores para se atingir tais objetivos, assim como o fator para que tudo aconteça, e que passa pela “alteração de comportamentos” para ajudar na prossecução deste ODS.

 

“ODS 10. Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países”

 

 

Estamos a conseguir capacitar e promover a inclusão social, económica e política de todos, independentemente de idade, sexo, deficiência, raça, etnia, origem, religião ou condição económica ou outra. Estamos a garantir a igualdade de oportunidades e a reduzir as desigualdades de resultado, eliminando leis, políticas e práticas discriminatórias. Será que estamos a conseguir garantir a igualdade de oportunidades e a reduzir as desigualdades?

Cartaz das Conferências do Tejo ODS 9. de 31 de janeiro de 2024
Fotografia de grupo das Conferências do Tejo ODS 9. sobre a Indústria, Inovação e Infraestruturas

“ODS 9. Indústria, Inovação e Infraestruturas”

 

Em 2030 conseguiremos construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
Participe nesta discussão! Estamos a ser capazes de cumprir este objetivo sem esquecer o desenvolvimento económico e o bem-estar humano?

 

“ODS 8. Trabalho Digno e Crescimento Económico”

 

A 8ª Conferência do Tejo, sobre o ODS 8. Trabalho Digno e Crescimento Económico, aconteceu no dia 30 de novembro.

Em 2030 conseguiremos afirmar que promovemos o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos?! Com o intuito de promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos, o nosso painel de excelência partilhou as suas experiências e falou sobre o alcance de uma maior produtividade económica por meio da diversificação, tecnologia e inovação, a importância do emprego pleno, produtivo e inclusivo e a igualdade salarial.
Programa da 8ª Conferência do Tejo - ODS 8. Trabalho Digno e Crescimento Económico
Programa da 7ª Conferência do Tejo - ODS 7. Energias Renováveis e Acessíveis
Conferências do Tejo - ODS 7. Energias Renováveis e Acessíveis

“ODS 7. Energias Renováveis e Acessíveis”

A 7ª Conferência do Tejo, sobre o ODS 7. Energias Renováveis e Acessíveis, decorreu no dia 19 de outubro.

Um debate sobre como expandir a infraestrutura e atualizar a tecnologia que pode fornecer serviços de energia modernos e sustentáveis. Aqui abordaram-se ideias de negócio e exemplos de projetos aplicados com energias renováveis, como é o caso da StartUp Barreiro.
Para os empreendedores, ou futuros empreendedores, o nosso painel deixou alguns conselhos, entre os quais a importância das parcerias, reforçando que a energia sustentável é uma necessidade global e que juntos podemos fazer a diferença.

Conferências do Tejo - ODS 6. Água Potável e Saneamento

“ODS 6. Água Potável e Saneamento”

 

A 6ª Conferência do Tejo, sobre o ODS 6. Água Potável e Saneamento, decorreu no dia 25 de maio.

Entre as 11h00 e as 12h30, na StartUp Barreiro, abordou-se assuntos como sistemas de águas residuais, economia circular e controle de poluição, o papel da Gestão Integrada de Recursos Hídricos e os principais desafios na sensibilização da participação das comunidades locais, para melhorar a gestão da água e do saneamento.

Programa da 6ª Conferência do Tejo - ODS 6. Água Potável e Saneamento
Programa da 5ª Conferência do Tejo - ODS 5. Igualdade de Género
Conferências do Tejo - ODS 5. Igualdade de Género

“ODS 5. Igualdade de Género”

 

A StartUp Barreiro foi palco para o debate do 5º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – “Igualdade de Género”, a mais recente Conferência do Tejo que decorreu a 28 de março.

 

Graças ao experiente painel de oradoras convidadas, foi possível refletir acerca do caminho que falta trilhar para que a igualdade de género deixe de ser um tema. Para que exista uma efetiva igualdade de oportunidades, direitos e deveres para todos os géneros. Discriminação no desporto, maior percentagem de homens em cargos de direção de topo e intermédia, em determinadas áreas, a necessidades de sermos mais solidários uns com os outros e a opinião das oradoras sobre a Lei da Paridade foram apenas alguns dos pontos desta tarde.
Conferências do Tejo - ODS4. Educação de Qualidade

“ODS 4. Educação de Qualidade”

 

Realizou-se no dia 28 de fevereiro, entre as 11h00 e as 12h30, a 4ª Conferência do Tejo, destinada ao debate do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4. “Educação de Qualidade”, com um ilustre painel de oradores convidados e uma plateia composta e atenta.

 

Debateu-se o futuro da Educação em Portugal, o seu acesso, inclusão, qualidade e equitabilidade para promover oportunidades aprendizagem ao longo da vida para todos.
Programa da 4ª Conferência do Tejo - ODS 4. Educação de Qualidade
Programa do dia 26 de janeiro - ODS3. Saúde de Qualidade
Conferências do Tejo - ODS3. Saúde de Qualidade

“ODS 3. Saúde de Qualidade”

 

Teve lugar mais uma das Conferências do Tejo, no dia 26 de janeiro de 2023, que contou com a presença de Rui Braga, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Sara Ferreira e Maria João Regalo, Vereadoras da CMB, Luís Matos Martins, CEO dos Territórios Criativos, e Carla Pereira, Chefe de Divisão de Planeamento e Melhoria da Qualidade da Direção-Geral da Saúde

 

O ODS 3. “Saúde de Qualidade” tem vindo a alcançar, em Portugal, resultados favoráveis e as metas têm vindo a ser cumpridas, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Aposta na formação e na descentralização da saúde foram alguns dos assuntos abordados pelos nossos oradores convidados, que muito nos enriqueceram com testemunhos e partilha de ideias e opiniões.
Fotografia da Conferência ODS2 de 6 de dezembro de 2022

“ODS 2. Fome Zero e Agricultura Sustentável”

 

17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para um mundo mais justo e sustentável! A StartUp Barreiro deu o pontapé de partida para este importante debate acerca dos ODS.

 

Dia 6 de dezembro de 2022 promoveu-se uma conversa sobre ODS 2. “Fome Zero e Agricultura Sustentável”, com oradores experientes que nos falaram da realidade atual e nos apontaram caminhos a seguir.

Conferências do Tejo cartaz ODS2
Programa do dia 4 de outubro - ODS1. Erradicar a Pobreza

“ODS 1. Erradicar a Pobreza``

Conferência

Dia 4 de outubro, entre as 11h00 e as 12h30, decorreu a primeira Conferência “ODS 1. Erradicar a Pobreza`` no Auditorium da StartUp Barreiro.

Esta conferência teve como pano de fundo a sensibilização dos participantes para o papel da sociedade no combate à probreza e exclusão social, promovendo a inclusão como um motor para o verdadeiro desenvolvimento humano, capaz de tornar o mundo mais sustentável para as gerações futuras.

Acompanha o evento através das nossas publicações!