Conferências do Tejo
Obrigado(a) a todos(as) que se juntaram a nós nesta discussão sobre o futuro!
O evento Conferências do Tejo foi um ciclo de conferências promovidas pela StartUp Barreiro e pelos Territórios Criativos, que proporcionou conversas sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Diversas conferências com temáticas diferentes e especialistas das mais diversas áreas, com um propósito em comum: sensibilizar a audiência para as questões relacionadas com a Sustentabilidade, um dos valores da incubadora de negócios do Município do Barreiro.
O ciclo de conferências ocorreu mensalmente, focando os diferentes ODS da Organização das Nações Unidas (ONU).
Conferências realizadas
“ODS 17. Parcerias para a Implementação dos Objetivos”
Chegámos ao fim das Conferências Tejo com sala cheia e um painel de oradores de luxo!
“Como o mais incompreendido mas como o mais importante, por ser a base que sustenta os restantes, foi a forma como o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 17. Parcerias para a Implementação dos Objetivos” foi descrito.
Entre os assuntos debatidos destaque para “a dificuldade de estabelecer parcerias, a necessidade de ajudar a ligar a pontos, saber como melhorar a coordenação entre eles, como não cair nos formalismos e na prática depois nada fazer e sobretudo, perceber que o trabalho começa em cada de nós, somos nós os promotores da mudança que queremos no mundo e entender que só há parcerias vitoriosas se entendermos todo o contexto em que as mesmas são estabelecidas e isso só é possível no terreno.
Como empresa ou pessoa individual cabe a cada de nós ter um olhar critico sobre as situações de forma a responder à pergunta: para que estes objetivos sejam cumpridos o que posso eu fazer? Onde posso contribuir?
“ODS 16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes”
16 de outubro 11h00 Auditorium da StartUp
O ODS 16 é vital porque aborda as questões de governança, justiça e segurança que são fundamentais para o progresso dos outros ODS.
Sem paz, instituições eficazes e justiça, alcançar objetivos como a erradicação da pobreza e a promoção da educação de qualidade seria extremamente difícil. Portanto, o ODS 16 não só busca resolver problemas imediatos, mas também estabelece a base para um desenvolvimento sustentável a longo prazo.
“ODS 15.Proteger a Vida Terrestre”
Casa cheia para assistir à Conferência do Tejo “ODS 15. Proteger a Vida Terrestre”.
Pessoas envolvidas são pessoas comprometidas, e foram muitas as que quiseram marcar presença para ouvir o nosso painel de convidados. Entre académicos e empreendedores, um objetivo comum, a salvaguarda do nosso planeta e a consciência que o rumo das coisas tem de mudar.
Pontos debatidos e necessidades que imperam:
Num território muito diverso, existem consequências quando 80% da população vive em 20% do território;
Vivemos tempos de contrassenso quando se abatem sobreiros para a produção de energias verdes com a colocação de painéis fotovoltaicos;
O interesse do lucro e do comércio para gerar respostas rápidas é um inimigo;
A regeneração dos nossos solos é fundamental e é um importante investimento a longo prazo, afinal qualquer vegetal necessita de solo para viver;
A aposta passa por iniciativas de reflorestação em meios urbanos, criação de jardins que não necessitem de rega, mini florestas, retirar o cimento onde ele não é necessário e deixar que a terra se regenere e o solo se torne mais permeável.
“ODS 14.Proteger a Vida Marinha”
Proteger a Vida Marinha foi o grande tema em debate no dia 19 de junho, na Conferência do Tejo, que trouxe para a discussão este Objetivo de Desenvolvimento Sustentável.
O painel não poderia ter sido mais rico face à experiência de diferentes especialistas, mas com uma área em comum, a defesa do meio marinho. Numa terra fortemente fustigada durante décadas por um rio Tejo poluído, que caminha a passos largos para receber uma bandeira azul de praia fluvial, educar e consciencializar para a proteção dos oceanos por tudo o que neles existe, por tudo o que têm para nos oferecer e pelo muito que ainda desconhecemos é imperativo.
“ODS 13.Ação Climática”
13ª Conferência do Tejo, focada no ODS 13 – Ação Climática, na StartUp Barreiro, com um painel de especialistas absolutamente inspirador, (Charles Cabell IV, Clara Silva, Elsa Nunes, Vanessa Aires e o vereador Rui Pereira), que deixou mensagens poderosas que ressoaram em todos nós:
“Mudar o mundo todos os dias um bocadinho.”
“Mudem de dentro das organizações.”
“Em vez de tornar a empresa melhor do mundo, tornar a empresa melhor para o mundo.”
“União, encontro, diálogo e cocriação em rede.”
“Trata-se, acima de tudo, de mudar mentalidades. É por aí que devemos começar”.
Vamos juntos transformar o futuro!
“ODS 12. Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis”
Assistimos a 17 de abril à Conferência do Tejo “ODS 12. Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis”
O nosso painel de oradores partilhou com o público os projetos que representam (Startup barreiro, Pegada Verde e Sociedade Ponto Verde ), e onde cada um deles trabalha diariamente para o alcance deste ODS
Entre as ideias debatidas destaque para:
- A importância de combater o desperdício alimentar, que se assume hoje como o maior desperdício registado.
- “A ideia do consumo sustentável não deve ser apenas aplicada no trabalho, ou ao nível da produção, mas em casa e na rotina diária de cada um de nós.”
- “Importa repensar no que compramos e no que realmente usamos e precisamos. Se o consumo trás produção, somos nós que trabalhamos o mercado, pelo que quanto mais consumirmos, maior será a produção global.”
- “Quando produzimos um resíduo temos de nos preocupar com o seu destino final, sendo que o mesmo deve ser olhado como matéria prima e oportunidade e/ou como uma oportunidade para desenvolver melhores embalagens, por exemplo.”
“ODS 11. Cidades e Comunidades Sustentáveis”
Auditório composto para assistir à Conferência do Tejo “ODS 11. Cidades e Comunidades Sustentáveis” no dia 13 de março.
O ilustre painel de oradores com experiência nas áreas do urbanismo, transportes públicos, saneamento de águas residuais e valorização e tratamento de resíduos sólidos, ajudaram neste debate onde se falou sobre o que está a ser a feito no dia a dia das suas empresas para ajudar a tonar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.
Em comum, a tecnologia, o conhecimento, a inovação e as fontes alternativas, que revelam ser grandes aliados nestes setores para se atingir tais objetivos, assim como o fator para que tudo aconteça, e que passa pela “alteração de comportamentos” para ajudar na prossecução deste ODS.
“ODS 10. Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países”
Estamos a conseguir capacitar e promover a inclusão social, económica e política de todos, independentemente de idade, sexo, deficiência, raça, etnia, origem, religião ou condição económica ou outra. Estamos a garantir a igualdade de oportunidades e a reduzir as desigualdades de resultado, eliminando leis, políticas e práticas discriminatórias. Será que estamos a conseguir garantir a igualdade de oportunidades e a reduzir as desigualdades?
“ODS 9. Indústria, Inovação e Infraestruturas”
Em 2030 conseguiremos construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
Participe nesta discussão! Estamos a ser capazes de cumprir este objetivo sem esquecer o desenvolvimento económico e o bem-estar humano?
“ODS 8. Trabalho Digno e Crescimento Económico”
A 8ª Conferência do Tejo, sobre o ODS 8. Trabalho Digno e Crescimento Económico, aconteceu no dia 30 de novembro.
“ODS 7. Energias Renováveis e Acessíveis”
A 7ª Conferência do Tejo, sobre o ODS 7. Energias Renováveis e Acessíveis, decorreu no dia 19 de outubro.
Um debate sobre como expandir a infraestrutura e atualizar a tecnologia que pode fornecer serviços de energia modernos e sustentáveis. Aqui abordaram-se ideias de negócio e exemplos de projetos aplicados com energias renováveis, como é o caso da StartUp Barreiro.
Para os empreendedores, ou futuros empreendedores, o nosso painel deixou alguns conselhos, entre os quais a importância das parcerias, reforçando que a energia sustentável é uma necessidade global e que juntos podemos fazer a diferença.
“ODS 6. Água Potável e Saneamento”
A 6ª Conferência do Tejo, sobre o ODS 6. Água Potável e Saneamento, decorreu no dia 25 de maio.
Entre as 11h00 e as 12h30, na StartUp Barreiro, abordou-se assuntos como sistemas de águas residuais, economia circular e controle de poluição, o papel da Gestão Integrada de Recursos Hídricos e os principais desafios na sensibilização da participação das comunidades locais, para melhorar a gestão da água e do saneamento.
“ODS 5. Igualdade de Género”
“ODS 4. Educação de Qualidade”
“ODS 3. Saúde de Qualidade”
“ODS 2. Fome Zero e Agricultura Sustentável”
17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para um mundo mais justo e sustentável! A StartUp Barreiro deu o pontapé de partida para este importante debate acerca dos ODS.
Dia 6 de dezembro de 2022 promoveu-se uma conversa sobre ODS 2. “Fome Zero e Agricultura Sustentável”, com oradores experientes que nos falaram da realidade atual e nos apontaram caminhos a seguir.
“ODS 1. Erradicar a Pobreza``
Conferência
Dia 4 de outubro, entre as 11h00 e as 12h30, decorreu a primeira Conferência “ODS 1. Erradicar a Pobreza`` no Auditorium da StartUp Barreiro.
Esta conferência teve como pano de fundo a sensibilização dos participantes para o papel da sociedade no combate à probreza e exclusão social, promovendo a inclusão como um motor para o verdadeiro desenvolvimento humano, capaz de tornar o mundo mais sustentável para as gerações futuras.