INICIATIVAS

INICIATIVAS

Próximas iniciativas

2º Bootcamp StartUp Barreiro

 

Fica atento/a!

Iniciativas passadas

INSPIRING TALK

Mariana Guerra

 

Inspiring Talk da StartUp Barreiro com Mariana Guerra, que decorreu esta quarta-feira no Auditório Manuel Cabanas da Biblioteca Municipal do Barreiro.
Uma empreendedora de 34 anos que desde cedo demonstrou interesse em criar os seus próprios negócios. Primeiro com uma startup, hoje como CEO da FOREO onde gere equipas com grande estima e sabedoria.

 

Mariana Guerra contou-nos o seu percurso profissional, o investimento pessoal associado e as dificuldades que ultrapassou ao longo do seu caminho. Uma lição de vida que nos inspira a avançar, independentemente dos obstáculos que surjam, que culminou com um conselho: A todos os que estão a começar os seus projetos, exponham e divulgam as vossas ideias sob diversas perspetivas e, acima de tudo, estejam atentos e sejam participativos em todas as iniciativas possíveis, pois nunca se sabe se precisaremos dessas mesmas competências em qualquer atividade futura que possamos realizar.

 

Todos temos muito que aprender com a Mariana que, com apenas algumas décadas de vida, já descobriu qual o segredo de sermos felizes, pessoal e profissionalmente.

Inspiring Talk com Mariana Guerra
Cartaz do workshop de 12 de maio de 2022
WORKSHOP

Criação de Websites e Plataformas web, sem programação

 

Decorreu no dia 12 de maio de 2022 o Workshop de Criação de Websites e Plataformas web, sem programação, para PME’s, promovido pela StartUp Barreiro, com Miguel Muñoz Duarte na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal.

 

A facilidade, a rapidez e o mais custo da utilização desta ferramenta No Code, permite ir ao encontro de leigos na matéria que sem saber uma linha de programação conseguem, em pouco tempo, criar diversas plataformas para o seu negócio, consoante o objetivo pretendido.

 

Num mundo cada vez mais digital, mas onde a programação é dispendiosa e onde nem todos os empreendedores percebem da matéria, esta formação foi crucial para os presentes, que colocaram questões, tiraram dúvidas e já estão a trilhar o caminho da democratização destas ferramentas que permitem a criação de websites, de APP móveis, de software, de assistentes virtuais ou de bases de dados, entre um sem número de potencialidades!

 

Aos presentes, a StartUp deseja boa sorte! Ao Miguel Muñoz Duarte, a StartUp agradece a disponibilidade, o profissionalismo e a flexibilidade na explicação de algo que de aparente confuso, se tornou claro e acessível a todos!
INSPIRING TALK

Fernando Cabral

 

Fernando Cabral, no Inspiring Talk da StartUp Barreiro realizado no dia 7 de abril de 2022, na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro.

 

O empresário foi fonte de inspiração, falou do seu percurso, percalços pelo caminho, sucessos e no agarrar de oportunidades!
Homem de sucesso nos negócios que criou e gere, partilhou com os presentes o seu dia-a-dia, como receita para ser bem sucedido! Acorda às 05h00, pratica meditação e desporto e planeia semanalmente de forma clara todos os objetivos e tarefas a cumprir, incluindo tempo para a família e para o trabalho.

 

Fernando Cabral é empreendedor na área da música, atualmente com duas empresas, a Very Important Preto e a FwdEver Music Agency.

Foto do evento Workshop Marcas e Patentes
WORKSHOP

Marcas e Patentes

 

A StartUp Barreiro realizou o primeiro Workshop do ano 2022 – Marcas e Patentes – no dia 30 de março no auditório do Museu Industrial do Parque Empresarial da Baía do Tejo, em modo presencial e online.

 

 

De forma clara e direta, os oradores Luís Ribeiro e Susana Nunes, da Saveas, explicaram e esclareceram todas as dúvidas dos nossos empreendedores sobre a importância deste tema crucial, determinante para o êxito de qualquer negócio, que obriga ao cumprimento de alguns passos.

Tea at Ten

 

Decorreu no dia 17 de março de 2022, a iniciativa da StartUp Barreiro, Tea at Ten, no Museu Industrial da Baía do Tejo, com a presença dos empreendedores Alexandre Gomes, da Help Finanças, e Márcia Sousa, com o projeto Márcia Sousa Videography.

 


Entre os parceiros da nossa incubadora, compareceram representantes da PADA Studios, D-Hive, Once upon a Brand, Ameno e a equipa comercial do centro de empresas de Setúbal do BPI.

 

 

O objetivo foi cumprido! Promoveu-se o contato, trocou-se experiências e debateram-se soluções e caminhos.

 


Brevemente há mais! 

Fotografia do evento Tea at Ten de 17 de março
Fotografia do evento Tea at Ten de 17 de março
Cartaz Webinar de 20 de janeiro
WEBINAR

O que quero do meu contabilista para o sucesso do meu negócio?

 

Webinar StartUp Barreiro com Liliana Rodrigues, da People Accounts: “Onde as pessoas contam e os números falam.”
A sessão online decorreu no dia 20 de janeiro de 2022.

Entre vários aspetos, Liliana Rodrigues destacou as principais dúvidas dos empreendedores que a procuram, por onde se deve começar, qual o foco a ter em conta e para que serve um bom contabilista.

Segundo explicou, mais do que fazer contas, que qualquer meio tecnológico hoje já faz, ou apresentar um planeamento tributário, um bom contabilista deve recomendar, ser transparente, conhecer forças e fraquezas do core business e ajudar para que o negócio cresça!

StartUp Europe Week Barreiro

 

Dia 12 de outubro de 2021, no âmbito da Startup Europe Week, falámos de “Empreender no Barreiro – Desafios e Oportunidades”, na StartUp Barreiro, no Museu Industrial da Baía do Tejo.

 

Num debate intenso, contámos com Rui Braga – Vice-Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, que reforçou que a missão da StartUp Barreiro e da autarquia é de criar postos de trabalho e fixar jovens no município.

 

O Humberto Fernandes – Diretor de Comunicação da Baía do Tejo, SA, reafirmou que o Parque Industrial – o qual foi palco do maior empreendedor português Alfredo da Silva, está a atualizar-se para atender às novas necessidades industriais.

 

Em representação dos empresários do Barreiro, Ricardo Oliveira – Managing Partner da D-HIVE, mencionou que o nosso desafio é criar uma experiência para que a cidade seja atrativa para profissionais de excelência.

 

Já o Miguel Gonçalves – Managing Director da GesEntrepreneur, reafirmou a importância da construção das competências empreendedoras para os jovens com menos de 18 anos, para que seja aprimorado o ecossistema empreendedor local.

 

Este painel de excelência foi moderado por Teresa Preta – CEO dos Territórios Criativos, que reforçou o objetivo da SEW21 ser um ponto de encontro entre investidores, empresários, empreendedores e a autarquia para que possamos debater e construir juntos o futuro do Barreiro.

BOOTCAMP

1º Bootcamp StartUp Barreiro

 

O 1º Bootcamp decorreu nos dias 8, 9 e 28 de junho de 2021. Três dias preenchidos, cheios de vivências e partilha de conhecimento com os nossos empreendedores.

 

Este programa teve como objetivo apoiar projetos empreendedores, através de uma ampla rede de parceiros, mentores, especialistas em áreas essenciais para o desenvolvimento e apresentação de um negócio. A nossa missão é garantir que tens o apoio certo para desenvolveres a tua ideia.

 

Na abertura da grande final do 1º Bootcamp da StartUp Barreiro tivemos o gosto de contar com a presença de Sérgio Saraiva, Administrador da Baía do Tejo, Rui Braga, Vereador da Câmara Municipal do Barreiro, Luís Matos Martins, Administrador dos Territórios Criativos e Frederico Rosa, Presidente da Câmara Municipal do Barreiro.

 

A final do Bootcamp decorreu dia 28 de junho e teve como vencedores os empreendedores dos projetos: “Creche Canina Barreiro” – 3º lugar, “Tickets Club” – 2º lugar e “Bacle Jobs” – 1º lugar!

Encontro de Empreendedores da StartUp Barreiro

 

No dia 6 de setembro, decorreu o nosso primeiro Encontro de Empreendedores da StartUp Barreiro. Tal encontro teve como objetivo criar sinergias entre os projetos incubados, empresários locais e autarcas. 

 

De tal maneira, pudemos ver um projeto incubado, como a Decora Sense, representada pela Carla Pinhão, a criar possíveis sinergias com a Water Plants, representada pela Ana Rodrigues, e a Wood Natura, representado pelos artesãos Paulo e Sara, para a criação de novas possíveis parcerias.

 

No mais, pudemos ouvir sobre os impactos causados pela StartUp Barreiro ao ecossistema empreendedor local através do Bruno Vitorino, Vereador da Câmara Municipal do Barreiro e com a moderação da Teresa Preta, CEO dos Territórios Criativos e do Bruno Vieira, Coordenador da StartUp Barreiro.  

Tudo isso a apreciar a nova cerveja artesanal da 2830 Collective, representada pelo Fernando Santos. ESTÁ IMPERDÍVEL!

WORKSHOP

INOVEMUS 360

 

 

No dia 27 de agosto, recebemos o Cláudio Dipolitto, Diretor de Inovação da ABMEN – Associação Brasileira de Mentores de Negócio para um Workshop sobre o Modelo de Negócios “INOVEMUS 360”. Nesta sessão pudemos conhecer o HoPE Canvas e como essa ferramenta pode auxiliar a construir um negócio rentável, com o propósito do empreendedor e considerando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

 

Esta ferramenta nos leva a considerar outros pontos importantes para a construção de uma StartUp, como: as necessidades do mundo, as nossas habilidades, aquilo que amamos fazer e entre outros atributos.

WEBINAR

Como usar as redes sociais para aumentar as vendas

 

No dia 13 de agosto, decorreu o Webinar “Como usar as redes sociais para aumentar as vendas”, com a Raquel Melo, CEO da Inboundware

 

A Raquel levou-nos a refletir se o conteúdo das nossas redes sociais estão a ser coerente com o que o consumidor espera de nós. Será que o nosso conteúdo está a responder às perguntas dos nossos clientes?

 

Uma estratégia de marketing bem definida deve cumprir o papel de atrair, encantar e envolver os nossos possíveis consumidores.

Networking Breakfast

 

Na manhã do dia 6 de agosto, decorreu um momento de partilha e de descoberta de novas sinergias, no primeiro Networking Breakfast da Startup Barreiro! 

 

Negócios locais, associações, empreendedores e a comunidade local puderam discutir, entre outros temas, de que forma podemos potenciar a dinâmica entre os agentes do Barreiro, através do aumento das redes de contactos. 

 

Estiveram presentes: o Jorge Amieira, team leader da Once Upon a Brand; A Carolina e o Moisés, coordenadores do projeto LABIC Barreiro Velho; O Carlos Antibes, representante da associação Os Penicheiros; A Teresa Preta, CEO dos Territórios Criativos e o Bruno Viera, Coordenador da StartUp Barreiro. 

 

Também estiveram presentes os projetos incubados: Decora Sense, representado pela Ana Montesinhos e pela Carla Pinhão, e o Lá vem ela com histórias, representado pela Edna Ladeira.

Enea…quê, com António Cordeiro

 

No dia 23 de julho, o António Cordeiro, co-autor do livro “9 formas de empreender com personalidade” realizou o que ele introduziu como: “Uma viagem para o nosso interior”. Esta jornada de autoconhecimento através do Eneagrama que decorreu na StartUp Barreiro.